Algumas verdades sobre o: Catolicismo e Maria.

Primeiramente deixemos claro que, tudo o que for passado abaixo é um estudo em base bíblica. A nossa intenção é confrontar a verdade x a mentira.  A igreja Católica e Maria.

A IGREJA CATÓLICA nasceu no ano de 325 d.C  com o concílio de Nicéia, mas só foi receber o seu nome no ano de 381 com o imperador Teodósio.  Falam-se que a igreja Católica é a mais antiga, mas a própria Bíblia desmente isso,  pois o inicio da igreja cristã (não a Católica) foi em Jerusalém por 300 anos, e não em Roma.
Que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. Folgo, porém, com a vinda de Estéfanas, de Fortunato e de Acaico; porque estes supriram o que da vossa parte me faltava. Porque recrearam o meu espírito e o vosso. Reconhecei, pois, aos tais. As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.
1 Coríntios 16:16-19

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

Atos 2:37-47

O ECUMENISMO DENTRO DA IGREJA CATÓLICA existe, a igreja Católica acredita que toda a cristandade (protestantes, evangélicos e vários outros grupos ) que saíram dela devem voltar, pois ela acredita que a igreja de Roma deve estar sob direção de toda a cristandade, mesmo com vários grupos que saíram dela não aceitando hoje, alguns já estão cedendo...









Não só os cristãos no geral, como foi visto acima. Sabemos que a igreja Católica tem tanto como poder religioso como poder político. Assim ela tem acordos políticos com mulçumanos, judeus, budistas e por ai vai. O que será que Cristo pensaria a respeito?
Não pode haver comunhão entre luz e trevas.  2 Coríntios 6.14

Não é possível dois andarem juntos se não houver entre eles comum acordo. Amós 3.3

OS LIVROS APÓCRIFOS foram acrescentados a Bíblia pela igreja Católica em 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento (1545-1563) São estes o livro de Tobias, Judite, Sabedorias de Salomão, Eclesiástico, Barucque, A Epistola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel.
Por que não devemos aceitá-los como Palavra de Deus?
1.       Eles não atribuem e si inspiração divina.
2.       Não foram considerados Palavra de Deus pelo povo judeu.
3.       Não foram considerados como Escritura por Jesus nem pelos escritores do Novo Testamento.
4.       Contêm ensinos incoerentes com o restante da Bíblia.
                                                                                                    – Grudem
Judite e Tobias – contêm erros históricos, cronológicos e geográficos.
Sabedorias de Salomão – ensina a criação do mundo a partir de matéria preexistente (11.17).
Eclesiástico – ensina que esmolas trazem a expiação do pecado (3.30).
Barucque – diz que Deus ouve orações dos mortos. (3.4)
1 Macabeus – contêm erros históricos e geográficos.
2 Macabeus – em 15.38-39 o escritor pede desculpas pelos  erros.
Como poderiam ser livros inspirados por Deus se contêm erros e foram escritos em grego, uma vez que o Antigo Testamento está em hebraico e aramaico? Prova que estes livros foram escritos após o AT.
Judite – Foi escrito em grego e situa sua história na Babilônia de 626 a 668 a.C. Analise: “ Mas, como poderia ser verdade, se neste momento nem há noticia da propagação dos gregos?”

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”
João 5:39

“Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,”
João 10:35

“Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.”
Deuteronômio 4:2

“Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”
Apocalipse 22:18-19

VERDADES SOBRE MARIA. No ano de 381 deu-se inicio ao culto a Maria pela igreja Católica, e no ano de 431 Maria recebe o título de “mãe de Deus”, título este que só foi aceito no ano de 451 d.C  mas só no ano de 1964 ele foi realmente confirmado pelo Concílio que ocorreu no Vaticano II. A Bíblia nos ensina que Deus não tem origem, Ele sempre foi, sempre existiu, como pode Maria ter sido mãe de alguém que sempre existiu? Se ela era humana igual a nós? Tanto que a própria Maria em toda a história bíblica nunca se deu este a título, ela foi humilde, e sempre demonstrou estar na condição de serva, e não superior.

MARIA E OS SEUS MILAGRES, no Novo Testamento não há um registro se quer, que Maria tenha feito algum milagre por poder próprio, ou como fizeram os discípulos pelo poder e pelo nome de Jesus. Repare em um detalhe, quando Cristo foi ao casamento e ocorreu que o vinho tinha acabado, (o vinho é hoje o que é o bolo para uma festa de casamento) por que Maria, assim como afirma a igreja Católica “que ela tem poder de fazer milagres”, então por que ela mesma não fez o milagre do vinho? Ela fez certo em chamar Jesus, ela sabia que só Cristo era capaz de fazê-lo.

MARIA SUBIU AO CÉU. Também não encontrei absolutamente nada que afirma-se que ela subiu ao céu. Porém na Bíblia Católica encontrei isto: “Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.”  Jo 3.13; (Bíblia Ave-Maria)
se prostrar (ajoelhar-se) diante de Maria (sua estátua, imagem).

Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Mateus 4:1-11

Como vimos acima, o próprio Jesus nos dá o exemplo que não devemos nos prostrar (ajoelhar-se), diante de ninguém (a não ser somente a Deus e a Ele próprio). Jesus nos ensina também que se ajoelhar é sim uma forma de adoração! Pois isso também ocorreu com Pedro:

E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
Atos 10:25-26

 Pedro logo disse que ele era homem igual a todos os homens. Tanto que Paulo em suas cartas diz:
“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra”.
Filipenses 2: 9-10

Por que Paulo não disse “para que ao nome de Jesus e Maria se dobre todo joelho”?

MARIA MEDIADORA. Primeiro vamos analisar dois fatos intrigantes:
·         Onipresença: Capacidade de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
·        Oniciência: Aquele que sabe de tudo, de todas as coisas.
Esses atributos pertencem a Deus, pois só Deus pode escutar, por exemplo, todas as orações ao mesmo tempo, e só Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Como pode Maria em condição humana ter tais atributos? Que nem aos anjos, nem aos demônios, nem Satanás pode estar e ouvir tudo ao mesmo tempo? Logo sabemos que Maria não é nossa mediadora, pois ela não é oniciente e nem onipresente. Ela não pode escutar nossas orações.
“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” 1 Timóteo 2: 5

MARIA, JESUS E OS IRMÃOS DE JESUS. A igreja católica insiste em afirmar que Maria não teve outros filhos após Jesus, porém a própria Bíblia deixa claro que Jesus foi o primogênito de José e Maria. “e ela deu a luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, por que não havia lugar para eles na hospedaria”. Lucas 2: 7

Primogênito = Primeiro filho, filho que nasceu antes dos outros.
Unigênito = Único gerado pelos pais, filho único.

                      - Minidicionário Sergio Ximenes da Língua Portuguesa, edição revista e ampliada.

A Bíblia ensina que Jesus foi primogênito de José e Maria, então por que falam que Ele foi Unigênito?                                                                
Uma observação muito bem observada pelo Escritor Edino Melo (Autor muito bem conceituado, formado em História, especializado em História e Cultura Contemporânea e bacharel em Teologia) capta bem a verdade sobre Jesus e seus irmãos.

Afirma-se  que quando a Bíblia fala dos irmãos e irmãs de Jesus, está se referindo a graus de parentescos próximo (primos, tios), por que o hebraico e o aramaico não diferenciam um do outro. Isso serviria se fosse no Antigo Testamento. Mas, aqui trata-se do Novo Testamento, escrito em grego, o qual possui um termo definido para cada grau de parentesco. O grego usa adelfós para irmão, e adelfê para irmã, anepsiós para primo e suggenis ou suggeneês para prima. A Bíblia responde que Jesus tinha adelfós e adelfês (Mt 13:55-56, Jo 7. 1-10). Encontramos, assim, os diferentes graus de parentescos bem especificados no N.T. Em Cl  4.1 Marcos é chamado de primo de Barnabé; em Lc 1.36 Isabel é referida como a prima de Maria e em Gl  1.19 Thiago é colocado como o irmão (carnal) de Jesus. Para muitos os irmãos de Jesus eram os filhos de uma tia chamada Maria de Cleofas, (mulher de Cléopas) irmã  de sua mar (Jo 19.25 Bíblia de Jerusalém) . A Bíblia responde que Mt 27.56 e Mc 15.40 indicam, porém, que a tia de Jesus era Salomé, a mulher de Zebedeu. Examine Mt 4.21; 10.2; Mc 1.19; 3.17; 10.35 e Lc 5.10. Estes textos comprovam que Zebedeu tinha dois filhos, Thiago e João. Constate como a Bíblia difere entre eles e os irmãos de Jesus em At 1.13-14: diz que Thiago e João foram orar com Pedro, sendo seguidos pelos irmãos de Jesus. Como poderiam ter acompanhados a si mesmos? (Jr 23:36-40)”

No ano de 1954, o papa pio XII corou Maria como “rainha dos céus”. Mas a própria Bíblia condena esse título, veja:
A palavra que nos falastes em nome de Deus, nós não queremos escutar. Cumpriremos, porém, todas as promessas que fizemos de queimar incenso (velas) à rainha dos céus...” “Não tendo o Senhor podido suportar mais a maldade de vossos atos e abominações, foi nossa Terra... amaldiçoada . Se a calamidade vos adveio, é por que oferecestes incenso deste modo, pecando contra o Senhor, e por que recusastes ouvir a sua voz. Obra de artesão, de mão de ouvires, as cores de suas veste são o roxo e o vermelho, trabalho de mestres no oficio... Sua estátua é uma mentira vida ela não tem. Ídolos são coisas vazias, na hora do acerto de contas, serão destruídos”   (Jr 44.16,17,22 e 10.9, 14-15). (Bíblia Jerusalém, Ave-Maria e CNBB)

Se Deus condenou o culto a “rainha dos céus” por que Ele mudaria isso só por que esse título foi dado anos depois a Maria? Por acaso Deus muda? Ele não é o mesmo de ontem? Detalhe, a deusa grega Astarote era conhecida por ser “rainha dos céus”.

Estudo feito por: Kátia Pereira, cristã, evangélica protestante. 
Evangelico.blogspot.com.br.
Citações complementares:
Edino Melo

Algumas verdades sobre o: Catolicismo e Maria. Algumas verdades sobre o: Catolicismo e Maria. Reviewed by Katia Pereira on 16:52 Rating: 5

4 comentários:

  1. Os Comentários Sobre Maria na visão do escritor do texto reflete a ignorância, pois todo Cristão que se julga Cristão ou seja seguidor de Jesus Cristo Filho de Deus e de Maria, sabe que Maria nunca fez milagres quando Jesus esteve na terra simplesmente por que o pedido de maria para Jesus seria atendido prontamente, qual filho não atende o desejo da mãe, Mais Maria faz até hoje muitos milagres pois todo pedido direcionado a Maria com certeza jesus atendera pois foi Maria quem o ensinou a falar caminhar. e ninguém abaixo de Jesus tem mais poder do que Maria.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor irmão (ã), foi exatamente o que quis passar, sabemos que há pessoas que não
    leem a Bíblia como se deve, ou seja muitos acham que até o dia de hoje Maria pode ter feito milagres.
    Esse foi o meu intuito. Nem todo cristão é seguidor de Maria, eu não sigo Maria, mas a respeito da mesma
    forma que respeito os discípulos. Quanto aos "milagres" que ela possa estar fazendo,(Maria estava viva quando
    pediu a Cristo o milagre).
    A Bíblia diz que a consulta dos mortos é condenada por Deus Isaías 8:19-20. E outro detalhe que já expus
    acima é que Maria não é oniciente, por tanto não pode escultar nossas orações.
    Este atributo é apenas de Deus, Jesus. Em toda história bíblica os profetas nunca oravam aos seus, que já tinham morrido.
    Por exemplo Daniel, nunca orou/pediu a Abraão.
    Ou seja, mortos como não podem escultar o que falamos. Maria não foi elevada aos céus, como o catolicismo ensina. Só Cristo. A paz :D.

    ResponderExcluir
  3. Olá, a paz! Adorei seu blog,descobri você pelo Tumblr e desde esse dia tenho aprendido muito,obrigada. Eu queria perguntar (perdoe-me a ignorância),mas se Deus teve tios,primos, então ele teve uma linhagem? Não DELE, de ter filhos.
    Automaticamente a resposta veio a seguinte: Somos todos irmaos e filhos de Deus,então tecnicamente somos umasó linhagem??
    Beijos,fica com nosso Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Ninguém nasce filho de Deus, essa frase popular "todos somos filhos de Deus" é enganosa. Só é filho aquele que aceita a Jesus como seu único e suficiente Salvador. Ai sim podem participar da adoção mediante a cruz. Há no mundo duas espécies de pessoas, filhos de Deus, e criaturas de Deus. Um budista não é filho de Deus é criatura de Deus. Há diferenças. Assim como pessoas que participam de religiões que vão de encontro a Palavra Santa do SENHOR.

    ResponderExcluir

Pergunte, critique, elogie (honras e glórias a Deus). Deus lhe abençoe!

Tecnologia do Blogger.