Resumo da Leitura Bíblica - Etapa Mateus e Gênesis


Mateus e Gênesis




  • Mateus Capítulo 1


Jesus nasceu de uma moça ainda virgem chamada Maria, Mateus 1:18, José seu futuro marido era descendente de abraão Mateus 1:16. Naquele tempo uma moça que fosse encontrada gravida antes de se casar era apedrejada por adultério pela Lei do Antigo Testamento, José por sua vez quando soube que Maria estava grávida não a quis prejudicar e pensou em deixa-la secretamente, porém o anjo do Senhor veio a ele e lhe disse que ela estaria grávida pelo Espírito Santo.


Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.


Mateus 1:18-25 

Jesus só poderia fazer a expiação do pecado se realmente (como aconteceu) tive-se nascido do Espírito Santo, isto é, sem a relação sexual de um casal. Jesus no grego quer dizer "Josué" e no hebraico "Javé Salva". O nome "Cristo" (grego = Chirstos = Ungido , Messias = hebraico mashiach = O Ungido) é um Título que devia ser dado ao Filho verdadeiro de Deus, o Cristo de Deus. Jesus no Novo Testamento é chamado de Cristo em várias ocasiões e situações principalmente depois de sua morte, veja: Filipenses 2:5, Mateus 2:15, Mateus 1:1, Mateus 1:16, Atos dos Apóstolos 3:6, Atos dos Apóstolos 3:20 etc. José pela lei era pai de Jesus, Mateus 1:20, Jesus era e é o Messias o Filho gerado pelo Espírito Santo, O Cristo, o Filho de Deus, o Cristo de Deus.

Mateus capítulo 2 . A Visita dos Magos 


E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,

Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.


Mateus 2:1-2


Este pequeno verso muitas vezes muito mal interpretado para àqueles que não leem a Bíblia e recorrem a Tv para saber como foi... Bom  "magos" no grego = magoi = homens sábios". Homens que provavelmente vieram da Pérsia ou da Babilônia por ser nessas duas cidades que todos magos faziam parte da ordem sacerdotal, eles depois que avistaram a estrela vieram atras do seu Rei (pela distancia demoraram quase 2 anos para chegar a Judeia), pois naquele século historiados haviam profetizado um líder mundial (da Judeia). Os magos só chegaram a Jesus quando Ele já estava um pouco maior "entrando na casa, (e já não mais o estábulo onde Ele nasceu) viram o menino..." Mateus 2;11

 A fuga para o Egito e a volta.

O Rei Herodes foi responsável pela construção do Templo em Jerusalém e por vários outros projetos, era muito influente e era também conhecedor da profecia judia que acreditava na vinda de um Rei, um Messias que lideraria o povo judeu, e como ele era rei normalmente não aceitaria outro em seu lugar, com isso ordenou que matassem todas as crianças de até dois anos de idade "Então Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito, e mandou matar todos os meninos que havia em Belém, e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz: Em Ramá se ouviu uma voz, Lamentação, choro e grande pranto: Raquel chorando os seus filhos, E não quer ser consolada, porque já não existem." Mateus 2:16-18.

Morto, porém, Herodes, eis que o anjo do Senhor apareceu num sonho a José no Egito,

Dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam a morte do menino.

Então ele se levantou, e tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.
E, ouvindo que Arquelau reinava na Judeia em lugar de Herodes, seu pai, receou ir para lá; mas avisado num sonho, por divina revelação, foi para as partes da Galileia.
E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.

 Mateus 2:19-23


Resumo feito por: Kátia Pereira, dona do Blog Evangélico. Seguintes: capítulos 3 e 4 Mateus, e Gênesis 1 e 2.

Resumo da Leitura Bíblica - Etapa Mateus e Gênesis  Resumo da Leitura Bíblica - Etapa Mateus e Gênesis Reviewed by Katia Pereira on 17:58 Rating: 5

Nenhum comentário:

Pergunte, critique, elogie (honras e glórias a Deus). Deus lhe abençoe!

Tecnologia do Blogger.