Estudo do capítulo 2 (dois) do livro de Gênesis. Projeto de ler toda a Bíblia, acompanhe-nos.

Sumário:

  • ·         A criação do homem/o livre arbítrio
  • ·         A arvore do conhecimento do bem e do mal.
  • ·         O jardim do Éden
  • ·         A formação da mulher

O capítulo 2  do livro de Gênesis inicia-se com a conclusão do termino do trabalho de Deus em criar a Terra e tudo o que há nela, Ele termina no sétimo dia, e o abençoa.

A criação do homem
Deus criou o homem para cuidar da terra, tudo foi criado para a glória de Deus, mas o homem além de ser criado para glorificar a YAHWEH foi criado com um propósito a mais, Deus é pessoa, Ele pensa, senti, faz, age e reage etc, assim também é o homem, o homem fora criado para ter um relacionamento com aquEle no qual lhe criou, é diferente das outras criações, o homem é especial. O homem pode falar, se comunicar, obter um relacionamento com o Dono do Universo, por isso nos diz a Palavra “Criou Deus, pois o homem  à sua imagem, a imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.” Gen 1:27. Deus é Espírito, o homem um ser espiritual. O homem é especial porque ele foi criado diferentemente da maneira nas quais Deus criou as outras coisas, Deus criou o homem do pó e o moldou da forma na qual lhe agradara, as demais criações Ele disse “Haja luz”, “Haja firmamentos no meio das águas...” Com o poder da Palavra Deus criou céus e terra, mas com suas mãos o homem.  “O sopro de vida” torna o homem alma vivente é a partir daí que ele adquiri valores espirituais.

A arvore do conhecimento do bem e do mal é uma representação/símbolo do que é o livre arbítrio, Deus dá aos seus seres a liberdade de escolha “livre arbítrio”para que o homem tenha a liberdade de escolha, Deus é bom, logo o bem, o homem em sua vida deve escolher o bem ou mal. Ler Isaías 45:7.

O Jardim do Éden  “encanto” (hebraico “um lugar rodeado de cerca viva” ou lugar protegido”)

Os rios:

Rio Tigre,
(Hiddekel) nasce na Turquia e corre para o sudeste até  se unir com o rio Eufrates, nas a proximidades de Al Querna, no sul do Iraque.

Rio Eufrates,

 
se encontra na antiga mesopotâmia e no atual Iraque já que o rio é formado de dois afluentes, o Eufrates Ocidental e o Eufrates Oriental.
Pisom
(Mais espalhado) sua localização não é certa, mas ele certamente nasce na Armênia e vai ate Ganges, na Índia.
Rio Giom,
quanto a este não se sabe bem sua localização o seu nascimento, sabe-se que ele ficava próximo a terra de Cuxe (Gen 2:13), hoje atualmente a Etiópia.

A criação da mulher “auxiliadora,  companheira” veio porque percebeu-se uma necessidade, todas os animais tinham um par, menos o homem. O casamento já era uma aliança presente a partir do momento em que fora criada a mulher (Gen 2:24), deixar o seu pai e mãe era assumir um compromisso público com alguém, “se unir = obter um relacionamento”, tornar-se uma só carne nos dá a ideia de uma intimidade carnal (Dt 4:4, Jr 1:16).

Muitos acreditam que o trabalho é resultado da desobediência que o trabalho é uma das consequências do pecado, porém vemos no versículo 15 as palavras “cultivar e guardar” dão a ideia de trabalho “cultivar = trabalhar, guardar = cuidar, tomar conta”, veja também o versículo 18.

Estudo feito por Kátia Pereira, 20 anos dona do Blog Evangélico, cristã protestante. Você tem permissão de copiar este estudo, desde de que o credite. 


Cursos 24 Horas

Estudo do capítulo 2 (dois) do livro de Gênesis. Projeto de ler toda a Bíblia, acompanhe-nos. Estudo do capítulo 2 (dois) do livro de Gênesis. Projeto de ler toda a Bíblia, acompanhe-nos. Reviewed by Katia Pereira on 20:25 Rating: 5

13 comentários:

  1. Olá, Katia Pereira, como explicar : E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. Gênesis 2:10 ?

    ResponderExcluir
  2. Esse rio que se dividia em 4 braços é dito por alguns estudiosos o rio que flui do Trono de Deus (apocalipse 22:1-2) os quatro “braços” são os rios que foram mencionados neste estudo. Pison, Gion, Tigre e Eufrates.

    ResponderExcluir
  3. A PAZ AMADOS!! GENESIS CP 2 VS 1- ASSIM,OS CÉUS,E A TERRA,E TODO O SEU EXERCITO FORAM ACABADOS.
    QUAL EXERCITO ???

    ResponderExcluir
  4. A paz Pedro M. O Exercito no qual o autor (Moisés) se refere é o exercito angelical, quando Deus criou os céus e a terra, logo após os seres angelicais foram criados, e chamados de exércitos. Versículos que apoiam esta ideia pelos que creem desta forma:

    Salmos 33:6
    Os céus foram criados mediante a palavra do SENHOR, e todos os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

    Isaías 45:12
    Eu é que fiz a terra e nela criei o ser humano. As minhas mãos estenderam os céus e a todo o seu exército dei ordens.
    E também: Deuteronômio 4:19, Deuteronômio 17:3,

    A palavra grega para "Exército" é στρατός que quer dizer: "multidão, forças armadas, milícia, militar".
    No Hebraico: "צבא = tsa·váʼ é usada para homens Núm 1:3 mas também é usada para seres angelicais 1Rs 22:19, Assim reforçando a ideia de que quando o autor usou a palavra "tsa·vá = exército" estava se referindo a criação dos seres angelicais.

    A paz amado!

    ResponderExcluir
  5. nossa muito forte aleluias

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    No ves.24 .. deixar o seu pai e mãe era assumir um compromisso público com alguém, “se unir = obter um relacionamento”, tornar-se uma só carne.
    Adão e Eva ñ tinham pais.Pq Deus falou essa frase?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adão e Eva não tiveram pais, pois foram os primeiros seres humanos. Deus fala esta frase para eles mas principalmente para todas as gerações seguintes. Este é um padrão estabelecido por Deus.

      A paz!

      Excluir
  7. A paz do Senhor

    Nossa esse estudo me fez entender muitas coisas continue assim nos ajudando

    ResponderExcluir
  8. Aonde Está Escrito Que Deus Colocou às Mãos no Barro ou Na Argila pra Fazer o Homem?...Deus Fez Tudo Pelo Poder de Sua Palavra e Não Fez Nada Pelas Suas Mãos....Tudo Foi Através Das Suas Palavras! Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se lermos atentamente ao que a Escritura nos dala, todas as vezes em que Deus cria algo, ele diz "haja", porém com o homem ele disse: "façamos", a palavra façamos, Ele não disse "haja o homem" assim como disse com os animais, mares, terra etc. É uma criação especial de Deus, pois se refere a Sua imagem e semelhança.
      O que disse com respeito que Deus colocou a mão do barro, foi uma maneira ilustrativa ou figurativa para tentar explicar a respeito dessa diferença entre as criações de Deus.

      Excluir
  9. Você é muito abençoada! Dou graças à Deus pela sua vida! Amei a explicação!

    ResponderExcluir
  10. Você é muito abençoada! Amei a explicação. Dou graças à Deus pela sua vida!

    ResponderExcluir

Pergunte, critique, elogie (honras e glórias a Deus). Deus lhe abençoe!

Tecnologia do Blogger.