Blog Evangélico | SÉRIE: Os atributos de Deus | Os decretos de Deus

0

Os decretos de Deus

 

“Que são conhecidas desde toda a eternidade”. Atos 15.18

 

É bem conhecedor do público que lê e estuda a Bíblia, saber que Deus é eterno, que não teve início e muito menos terá fim. Deus estava na eternidade sozinho (Leia o estudo: SÉRIE: Os atributos de Deus | A Solidão de Deus), e por ser eterno, seus atributos são eternos. Tudo o que se refere a Pessoa de Deus é eterno.

Hoje falaremos de mais um atributo, como fora mencionado, esta série de estudos sobre os atributos do Senhor tem como base o livro: “Os Atributos de Deus” do autor A.W Pink.

Nós seres humanos temos uma visão diferente sobre decretar algo, decretamos quando impulsionados por uma ação externa ou interna, nos faz agir assim. Por exemplo, o governo decreta que o salário do trabalhador brasileiro deva crescer 9% no ano seguinte, esse decreto foi instigado por uma reação interna no país, que foi preciso haver tal mudança. Mas quando nos referimos a Deus, é bem diferente, “conhecidas são Suas Obras desde a Eternidade” (Versão KJV). Deus não é coagido, ou impelido a mudar nada em seus decretos por que os mesmos já foram decretados desde toda eternidade. Tudo o que vai acontecer em todas as circunstâncias que possamos imaginar já está/estava decretado por Deus, e nada pode, quer seja reação externa ou interna, mudar qualquer um deles, pois bem sabemos que Deus não muda, e Seus propósitos são eternos, (“Segundo Seu eterno propósito…” Efésios 3.11).  Concordar que seus desígnios mudam, é dizer que são temporais, é afirmar que o próprio Deus está sujeito a mudança, e que não conhece todas as coisas futuras.

São sábios

Quando encontramos os autores da Bíblia colocar: “Segundo o conselho/Beneplácito da Sua Vontade” Efésios 1.11, eles estavam afirmando que Deus fez tudo com sabedoria, todos os seus decretos, antecede seu também atributo: Sabedoria. Quando Ele estava criando o universo, Ele o fez com sabedoria, colocando cada coisa no seu devido lugar, aplicando as leis necessárias para que elas se mantivessem, gerando luz, calor, trevas, cada um com um objetivos direcionados e específicos.  “Que variedade, Senhor nas tuas obras! Todas as coisas com sabedoria as fizestes; cheia está a terra das tuas riquezas.” Salmos  104.24.

São livres

“Quem guiou o Espírito do Senhor? E que conselheiro o ensinou? Com quem tomou conselho, para que lhe desse entendimento, e lhe mostrasse as veredas do juízo e lhe ensinasse sabedoria, e lhe fizesse notório o caminho da ciência? Isaías 40.13-14. Deus é supremo em todo o seu Ser, por tanto é livre para querer ou não querer que algo aconteça, venha a existir, deixe de existir, etc. Sua soberania lhe permite não ser influenciado por nada, Ele é livre para agir da maneira que lhe prover, assim são os seus decretos.

São absolutos e incondicionais

A palavra: “absoluto” quer dizer: “completo, global, total, perfeito, pleno”, então também é coerente afirmar que os seus decretos são perfeitos, são plenos.

A palavra: “incondicional” significa: “ilimitado, intérmino, absoluto, imenso”, todos esses adjetivos, referem-se também aos decretos de Deus.

“Em cada caso que Deus tenha decretado um fim, decretou também todos os meios para este fim. Aquele que decretou a salvação dos Seus eleitos, também decretou produzir fé neles (2 Tessalonicenses 2.13). “O Meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade”. – O autor.

Em suma, a vontade soberana de Deus está intrinsecamente ligado a sua Pessoa, sua personalidade, seus decretos são sábios, decretados com sabedoria, por que o próprio Senhor é fonte de toda a sabedoria. É confortável saber que podemos confiar em Deus (2 Timóteo 2.13), e termos consciência de que todas as coisas já lhe são conhecidas, todas as coisas já estão decretadas Segundo o beneplácito de Sua vontade. É consolador podemos descansar em um Deus tão grandioso (e imutável) como o nosso Deus, pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Confira este e outros estudos também em:

www.instagram.com/teologia & www.instagram.com/blogevangelico

Instagram pessoal: katiapereiraa

tumblr p1fh1tFG7M1rw21nko1 500 300x300 - Blog Evangélico | SÉRIE: Os atributos de Deus | Os decretos de Deus

Deixe uma Resposta

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui