Israel | 3 mil anos de história

0
Israel | Três mil anos de história
Israel | Três mil anos de história | Blog Evangélico
Abraão sai de sua parentela - Israel | 3 mil anos de história
Abraão sai da sua terra, do meio a sua parentela

Israel, é considerado por muitos o Estado (País) mais sagrado do mundo, desde judeus, cristãos, a outras religiões e povos que de certa forma fizeram parte dessa história, como por exemplo os árabes. Segundo a tradição judaica, sua história e principalmente religião começa com a saída de Abrão (Gênesis 12) de sua terra Ur dos Caldeus, Mesopotâmia (berço de várias religiões e povos), tornando-se o fundador do monoteísmo, a crença em um só Deus, interessante darmos ênfase a esta curiosidade pois naquela época acreditar em um só Deus, era loucura, pois a maior parte das pessoas daquele tempo o que era normal, aceito e praticado, era o politeísmo, a crença em vários deuses. Por isso que Abraão é considerado tanto por judeus quanto por cristãos, o pai da fé.

Posteriormente também foi fundador da religião judaica, de onde também descende a religião islãmica, e cristã. A tradição cristã aponta este fato, quando o Messias Jesus nasce, é negado pelo próprio povo morto pelos mesmos, ressuscita, e seus seguidores são então chamados de cristãos (Atos 11.26), ou pertencentes a seita conhecida como “o Caminho” (Atos 24:14), formando gradativamente uma nova religião: Cristianismo. Já a religião islãmica, tem como seu fundador, e chamado de profeta de Alá, Maomé, onde o mesmo “recebe” uma visão do anjo Gabriel, enquanto meditava (610 a.C) ordenando-o a escrever os versos ditos pelo anjo, onde posteriormente estes mesmos versos, tornaram-se o famoso Alcorão.

ai - Israel | 3 mil anos de história
curso de teologia sem mensalidades

Não poderia falar de Israel, sem antes mencionar estes aspectos que a sua religião acabou influenciando, formando por tanto as três religiões mais seguidas do mundo.

governo de israel - Israel | 3 mil anos de história
governo de israel,

Israel já teve muitas formas de governo, sendo liderados por profetas, sacerdotes, juízes, reis, e pagãos. Seu primeiro rei foi o jovem Saul da tribo de Benjamim (1 Samuel 8 em diante). Seu segundo rei fora o jovem Davi, que foi escolhido por Deus, mas não assumiu o reinado com facilidade. Em terceiro veio Salomão, filho de Davi com Bate-Seba, foi e é considerado o rei mais sábio de todo o israel, ou se não do mundo.

 

2 reis o reino dividido queda reino do norte 7 638 - Israel | 3 mil anos de históriaDepois da morte de Salomão, e com a Ascensão do seu filho Roboão o reino se dividiu em doze tribos, por não aceitarem o governo rígido de Roboão. Ficou divido assim: As tribos de Benjamim e Judá permaneceram fies a Roboão, e as outras dez tribos ficaram sob o controle de Jeroboão, filho de Nebate ( I Reis 16.3), tendo por capital Samaria (I Reis 12 em diante).

No total Israel teve 40 reis (você pode encontrar a lista completa aqui).

Neste ínterim, Israel foi governado pelos: babilônicos, persas, gregos e  por fim os romanos.

Resumindo, voltaram da Babilônia após 70 anos de cativeiro, e de imediato iniciaram a reconstrução do templo no governo do Rei persa Ciro, sob o comando de Zorobabel (governador), Esdras (escriba) e Neemias (Copeiro do rei Artaxerxes), Josué (sacerdote da época), sendo governados pelos persas: reis Ciro, Dario, Artaxerxes, e Assuero (não o esposo da rainha Ester), ler livro de Esdras, Neemias, Ageu, e Zacarias. Em seguida, foram governados pela Grécia, e por fim Roma. Estando sob o comando de Roma, quando Jesus nasceu.

O que é uma Diáspora? R. Expulsão forçada de um povo de sua cidade/país natal.

dispora judaica 742x360 - Israel | 3 mil anos de história
Diáspora Judaica

A primeira Diáspora ocorreu quando o rei Nabuconosor II invadiu a Judá, destruindo o templo de Jerusalém, e fazendo cativo o povo por 70 anos até a conquista do rei persa Ciro sobre ele. Data: 586 a.C A segunda Diáspora, ocorreu quando os judeus foram expulsos de Jerusalém por Roma, destruindo o templo que o Rei Herodes havia edificado/reconstruído. Data: 70 d.C. É curioso relembrar que Jesus havia profetizado este evento, ler: Lucas 21.5-6. Depois disso os judeus, foram espalhados por diversos continentes, como por exemplo: Ásia menor, África, e o sul da Europa. Mesmo depois não tendo um país até 1948, com a então e tão esperada criação do Estado de Israel, foram perseguidos e culpados em 1347, pela doença que dizimou a Europa, a peste negra. Também na segunda Guerra mundial, perseguidos e mortos pelos nazistas, onde não admitiam outra raça, foram mortos em torno de 6 milhões de judeus, nesta guerra.

politeismo - Israel | 3 mil anos de história
Contraste com o Monoteísmo, o politeísmo, idolatria, prostituição

Israel, em toda a sua história sempre foi seguiu o monoteísmo, no entanto muitas vezes  abandonou o Senhor para seguir outras religiões, se prostituindo e idolatrando outros deuses, isso você vai encontrar em todo o Antigo Testamento (Com uma certa frequência no livro de Juízes). E por consequência desses atos, inúmeras vezes o Senhor permitiu que Israel fosse invadida, derrotada em guerra, levada cativa, em “paz”, mas sem poder político. Na Bíblia mostra inúmeras guerras e conflitos que Israel teve durante toda sua história. na lista abaixo é possível ver a partir da década de 1940 guerras envolvendo Israel: Clique aqui e veja a lista.

Em suma, Israel se mostra até hoje um povo forte, que permaneceu em pé, apesar de seus fracassos, derrotas, perseguições. É um pais admirado, odiado, invejado, cobiçado, e até adorado, se assim podemos dizer.

Este estudo foi feito pela Blogueira Kátia Pereira, protestante, casada, fundadora do Blog Evangélico, e do Instagram Teologia.

Não copie sem dar créditos ao Blog Evangélico ou/e ao Teologia, plágio é crime e pecado.

Bibliografia: Bíblia Sagrada (Fora utilizada/indicadas várias versões).

Wikipedia.

Imagens: foram tiradas do buscador Google, através do Google > Imagens.

Leia também:

Estudo do capítulo 2 (dois) do livro de Gênesis. Projeto de ler toda a Bíblia, acompanhe-nos.

Deixe uma Resposta

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui