Blog Evangélico | Série Mártires Cristãos #2

0

Mártires cristãos: servos e servas que revolucionaram!

A pesquisa a seguir já se encontra postado em nosso Instagram de Teologia, onde agora pode ser lido também pelo nossos queridos leitores do Blog Evangélico. Toda a pesquisa fora feita com base em tradições cristãs, e com base no relato de alguns historiados, onde logo mais serão citados.

O que é um  mártir? Mártir é todo aquele que sofre martírio por sua fé, ou seja é morte por que crê em determinada crença, ideologia, filosofia etc. Os mártires cristãos foram mortos por que não quiserem negar sua fé em Cristo Jesus.

Mártires Cristãos
Marcos, mártir cristão, blog evangélico

Marcos, autor do livro que leva seu nome, a maioria dos estudiosos da Bíblia acreditam que ele seja o mesmo Marcos que é citado em Atos 12:12, o mesmo é considerado o filho espiritual de Pedro ( 1 Pedro 5:13), pois foi através do mesmo que ele veio a conhecer sobre os ensinamentos de Jesus e o aceita-lo. Ele também teria viajado com Paulo em sua primeira viagem missionária juntamente com Barnabé (Atos 15:37-38). Segundo a tradição ele teria sido arrastado pelo povo pagão de Alexandria, diante da estátua de Serapis, ídolo dos mesmos pagãos em 68 d.C.

Mártires Cristãos
Cosme e damião, mártires cristãos, blog evangélico

Cosme e Damião (260 d.C), eram filhos gêmeos de cristãos (não católicos romanos) nascidos na Arábia, desde novos mostraram grande interesse pela medicina, a qual profissão seguiram após. Tinham um enorme talento para a profissão que exerceram, viveram na Ásia Menor, e no Oriente, mas só vieram a se formar na Síria. Os mesmos amavam a Cristo com imenso fervor, tanto que decidiram usar suas profissões em prol do Reino de Deus sem cobrar nada pelos seus serviços, acreditavam primeiramente no “poder da oração” e agregando ao conhecimento científico que possuíam para fazer os atendimentos. Seus corações ardiam em ajudar pessoas necessitadas. Foram martirizados à mando do Imperador Diocleciano, por não negarem a fé em Jesus, nosso Senhor.

100 anos após a morte desses dois mártires, foi iniciada uma veneração aos restos mortais dos mesmos pela igreja Católica Romana, fazendo também imagens em homenagens aos dois irmãos. No ano de 530 d.C o imperador Justiciano, muito enfermo,  ordenou que fizessem uma grande basílica homenageando aos dois irmãos, a basílica construída no período do Papa Félix  IV. A Data comemorativa festiva destes “santos” é no dia 26 de setembro de 530 d.C que até o dia de hoje é festejada dentro do catolicismo. Os mesmos irmãos também são venerados dentro de algumas religiões de magia negra.

Mártires Cristãos
Judas Tadeu, mártir cristão, blog evangélico

Apóstolo Judas Taudeu,também foi um dos mártires cristãos, foi o autor da carta que leva seu nome, provavelmente ele teria sido irmão do Senhor Jesus assim como Tiago (Mt 13.55), Talvez tenha sido o apóstolo mais jovem, chamado para a escola apostólica. Sabe-se que (provavelmente) ele teria morrido na Persia pelos zoroastristas (pagãos), Evangelizou na Armênia, Na Síria, Mesopotâmia onde também acredita-se que talvez tenha sido o local da sua morte. Há um texto siríaco que fala: “(T) Adeu pregou em Edessa e na Mesopotâmia nos dias do rei Abgar. Estando ele entre os zofenianos, Severus, filho de Abgar mandou buscá-lo e feriu-o, assim como a um jovem discípulo seu, em Agel Hasna.” Tanto o local da sua morte, como também a forma como o mesmo morreu há controvérsias e especulações de alguns teólogos e historiadores, Jerônimo, um historiador, falou a respeito dele, Nicéforo também fala. Acredita-se que ele tenha sido morto por um machado, ataque de javalis, ou atravessado por uma lança. A data não se sabe ao certo, 66 d.C talvez.

 

Mártires Cristãos
Apóstolo Paulo, mártir cristão, blog evangélico

Apóstolo Paulo ou Saulo de Tarso, conhecido como o doutrinador do Novo Testamento, escreveu 13 cartas denominadas: “cartas Paulinas”. Foi um dos mais influentes apóstolos da igreja primitiva. Segundo a tradição, teve sua morte à mando do Imperador Nero, (alguns acreditam que tenha sido na mesma época em que Nero mandou incendiar a cidade de Roma, colocando a culpa nos cristãos e outros não “pagãos”, se assim podemos dizer, Eusébio de Cesaréia, pai da igreja afirmou isto em seus escritos, sobre a morte de Paulo). Sua morte é datada em 60 a 65 d.C, sendo decapitado por dois soldados por nome de Ferege e Partemio, segundo um historiador primitivo, chamado Abdias, os mesmos soldados pediram que Paulo orassem por eles, Paulo os garantiu que eles seriam batizados, diante do seu túmulo. A história cristã nos conta que ao decapitarem Paulo, de sua cabeça saiu luz, deixando os pagãos com temor daquele ao qual haviam matado.

 

Feito por Kátia Pereira, fundadora do Blog Evangélico e do Teologia.

SÉRIE: MÁRTIRES CRISTÃOS ACOMPANHE TAMBÉM NO: www.instagram.com/teologia

Deixe uma Resposta

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui