Medo de Casar? | Blog Evangélico

0
Medo de Casar | Blog Evangélico

Medo de Casar?

Nossa leitora Ana 2 (a chamarei assim para não divulgar seu nome, e por ser a segunda pessoa que respondo  aqui em forma de post). Me enviou esta dúvida, espero que Deus fale ao seu coração.

Antes de falar-mos sobre o tema, vamos tirar algumas dúvidas sobre: o que é o casamento? Acredito que isso irá esclarecer algumas dúvidas.

Casamento, como sabemos é uma instituição criada por Deus para:

  • Procriação;
  • Felicidade sexual mútua;.
  • Unidade;

Deus estabeleceu a procriação, logo, todo casal cristão deve pensar sim em ter filhos. “Crescei e multiplicai, povoai a terra” (Gn 1.28).

Deus estabeleceu a felicidade sexual do casal: ““O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido” (1Co 7.3). Em suma, o marido tem obrigação de fazer a mulher chegar ao clímax sexual, assim como a esposa tem a obrigação de fazer seu esposo chegar ao clímax sexual.

Deus estabeleceu a unidade do casal: “Serão ambos uma só carne”  Gn 2.24, todo casal cristão são um perante Deus. E ninguém pode estar entre eles, apenas Deus, nem filhos, nem parentes. Estes padrões devem ser seguidos e respeitados para o crescimento saudável de qualquer casal denominado cristão.

dicas para um casamento feliz - Medo de Casar? | Blog Evangélico

O medo de casar não é algo anormal, é comum sentir medo de casar, isso não nos torna pessoas inseguras, pois estamos tomando uma decisão que mudará muita coisa em nossas vidas; hábitos, costumes, ideias, atitudes, etc, o casamento é um processo onde duas pessoas se dispõe a fazer o outro feliz, não devemos casar para ser felizes, mas para fazer o outro feliz, pois só assim poderemos colher o melhor, e sermos felizes. Segundo o pastor Paul Washer é no casamento que conhecemos a nós mesmos.

Toda pessoa que vai casar, precisa analisar muitos fatores: quem é a pessoa, o que dizem sobre esta pessoa (o testemunho dela), quem são os familiares da pessoa, qual renda financeira os dois poderão manter no início, quais os planos, quais as prioridades (sonhos, projetos), como anda a vida espiritual de ambas as partes, etc.

Devo dizer que só conhecemos nosso cônjuge verdadeiramente após o casamento, então o primeiro ano de casados, exige muita paciência, perdão e o famoso “releve”, pois são duas culturas, dois pensamentos, dois caráter diferentes, duas personalidades, dois mundos, que estarão se unindo, ou seja até que haja a última peça do cabeçalho para que torne-se uma só peça, vai doer, vai ferir, vai amadurece-los. No entanto, isso deve ser visto como uma fortificação para os dois, não como algo que devam desistir de lutar. Por experiência própria, orei muito para Deus mudar algumas atitudes do meu esposo, e acredito que vice versa também.

deixarpaiemãe - Medo de Casar? | Blog Evangélico
Deixar pai e mãe | Blog Evangélico

“Deixará pai e mãe” Gn 2-24

O primeiro mandamento de Deus com promessa é o de honrar pai e mãe Ex20:12, mas também há outro onde Ele especifica o motivo pelo qual o filho deve sair (morar com seu cônjuge) de casa Gn 2-24. Ao unir-se com outra pessoa diante de Deus, não significa que deixaremos de honrar nossos pais, eles serão àqueles que sempre serão nossos pais, e nada e ninguém pode mudar (ou querer nos distanciar) deles. Todavia, as prioridades agora mudaram, a pessoa mais importante para a esposa, é o esposo, e a pessoa mais importante para o esposo e que tem agora primazia é a esposa.  Você percebeu? Os papeis agora diferentes. Isso não implica em desonrar os pais, mas saber os papeis que cada um agora têm, um tem mais prioridade que o outro.

O casamento é a instituição mais preciosa pra Deus, vem antes até da igreja (pois sem família, não há igreja), e é desejo de Deus que não tenhamos medo, sabe por que? Por que a Bíblia diz: “Não tenha medo!” mais de 365 vezes! É claro que temos nossos anseios, mas o medo não deve dominar nossos corações, pois se temos a certeza que tal coisa provém de Deus, então descansamos nEle, por que Ele é quem nos guia pelas águas tranquilas, e dá descanso a nossa alma. Por que está abatida ô minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Descansa em Deus (Salmos 42)!

Conselhos

Peça a Deus constantemente (com relação ao seu casamento):

  • Sabedoria (para lidar com as situações e pessoas que vão surgir para “testar” você)
  • Paciência (Para não agir precipitadamente, a Bíblia diz que: Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando”. Provérbios 13:3. Não só no falar, mas principalmente no agir e reagir.
  • Mansidão (Calma! Não arranque os cabelos!)
  • Temperança (Tenha controle sobre suas emoções, atitudes)
  • Bondade (Demonstre bondade onde as pessoas esperariam uma atitude de vingança, de maldade)
  • Não leve pessimismo para dentro do seu casamento, o seu casamento é único, e são vocês quem decidem fazê-lo dar certo ou não.

Orando e praticando.

Não tenha medo de casar, se Deus está com você ele lhe dará estratégia para lidar com qualquer situação. Ore a Deus, descansa nEle e tudo vai fruir.

 

Estudo feito por Kátia Pereira, fundadora do Blog Evangélico, e do Teologia. Blogueira, cristã protestante.

Blog Evangélico | Como obter e manter um relacionamento saudável com meu esposo? FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO!

Deixe uma Resposta

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui