O inferno é eterno?

0

O inferno é eterno?

É bem verdade que temos dois lados no Cristianismo (pessoas) que seguem suas vertentes teológicas em relação ao inferno. Acreditar que o inferno é real, a grande maioria acredita. Mas suas divergências estão em: “o inferno é eterno?”
Será posto aqui VERSÍCULOS que os dois lados usam para contra argumentar seus pensamentos, será inteligente lê-los para se ter uma ideia de como ambas as partes pensam.

“O inferno não é eterno”

Versículos:

“Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras”.
Mateus 16:27

“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.22 –  E, contudo, vos digo: no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras”.

Mateus 11:21-22.

Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo.

Malaquias 4:1

(Em relação ao grau de sofrimento p/ cada um individualmente)
Dentre outros:
Salmos 37:20 Romanos 16:20.

“O inferno é eterno”

Versículos:

“Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”
Mateus 25.41
“Sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível”.
Mateus 3.12
Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha eterna”.
Daniel 12:2
“[onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga]”

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

Apocalipse 20:10

Dentre outros:

Marcos 9.44
Lucas 16:23-24)
2 Tessalonicenses 1:9
Mateus 25:46
Apocalipse 14:10-11

ai - O inferno é eterno?
curso de teologia sem mensalidades

Uma boa parte dos adeptos da vertente que não creem que o inferno seja eterno, são adventistas (instruidos  por Ellen White onde ela comenta em seu livro o Grande Conflito, págs. 544, 545)
Os que creem que o inferno seja eterno são em sua grande maioria seguidores dos reformadores, mas ainda sim há debate e discordância sobre o assunto.

O “x” da questão é os que creem que o inferno é eterno, crê que o sofrimento será eterno, de dia e noite, para todo o sempre. Os que creem que não é eterno, acreditam que há apenas um grau de sofrimento, logo depois da pessoa ter pago todos os seus pecados, ela deixaria de existir.

No entanto, devemos entender que estamos lidando com um Deus eterno, por isso a eternidade com Ele ou sem Ele, existe, com relação a salvação e a condenação (Mateus 25:46).  O inferno é uma separação eterna de Deus. Foi criado para Satanás e seus anjos, porém todo aquele que não seguir a Jesus fielmente, será lançado para lá. O próprio Cristo falou que é eterno (Mateus 25:41). Deus não se torna injusto, nem deixa de ser o Deus de amor, por enviar pessoas para este lugar, pois todos pecamos contra Deus (Romanos 3:23), só os verdadeiros seguidores de Cristo não irá para lá, e reinarão para sempre eternamente com o Senhor.

Estudo feito pela blogueira evangélica Kátia Pereira, cristã protestante, fundadora do Blog Evangélico e do Teoloogia. 

Israel | 3 mil anos de história

Deixe uma Resposta

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui